
Manual dos Quesitos no Tribunal do Júri
Marca: Editora JH Mizuno
Autor: Bruno Barcellos de Almeida , Márcio Schlee Gomes
Edição: 1
Ano: 2025
Paginação: 212
Acabamento: Brochura
Formato: 16x23
Atura: 0,40
ISBN: 9788577896639
Peso: 350 gr
É com grande satisfação que apresentamos ao público jurídico a obra “Manual dos Quesitos no Tribunal do Júri”, de autoria dos magistrados Bruno Barcellos de Almeida e Márcio Schlee Gomes, uma contribuição indispensável para aqueles que atuam na seara do Tribunal do Júri.
O livro aborda, de maneira clara e aprofundada, a teoria e a prática do questionário no rito do Tribunal do Júri, observando os impactos da Lei 14.994/2024, que introduziu o novo crime de feminicídio no ordenamento jurídico brasileiro, oferecendo, ainda, uma análise detalhada e atualizada das mudanças normativas e suas implicações práticas no procedimento do Júri.
Destacam-se como diferenciais desta obra o seu ineditismo, no sentido da dedicação específica dos autores a essa temática tão sensível do Tribunal do Júri, que não encontra paralelo no mercado editorial, afora sua didática, adotando a metodologia do diálogo com o leitor, ao responder, em seu primeiro capítulo, a mais de 30 perguntas sobre o questionário e sua votação, esmiuçando os artigos 482 a 491 do Código de Processo Penal. O segundo capítulo, por seu turno, é dedicado a modelos práticos de quesitos, proporcionando ao leitor ferramentas concretas para a formulação de quesitos em conformidade com a legislação vigente e a jurisprudência mais atualizada dos tribunais superiores.
Com prefácio assinado pelo renomado magistrado Orlando Faccini Neto, que presidiu o maior Plenário do Júri do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, “Caso Boate Kiss”, a obra consolida-se como uma referência prática e teórica, indispensável para Juízes de Direito, assessorias judiciais, membros do Ministério Público, Defensores Públicos e advogados que militam na jurisdição criminal.
Ao abordar de forma objetiva e prática os desafios do Tribunal do Júri, o “Manual dos Quesitos no Tribunal do Júri” reafirma o compromisso dos autores, autores de diversas obras jurídicas de destaque, com o aperfeiçoamento da justiça criminal, auxiliando os operadores do Direito a conduzirem o procedimento do Júri com técnica, clareza e respeito às garantias processuais. Trata-se, sem dúvida, de uma obra essencial para aqueles que buscam excelência e eficiência em sua atuação na mais democrática das jurisdições: o Tribunal do Júri brasileiro.
Tópicos Abordados
- Jurisprudência atualizada
- Didática dialogada, com respostas a mais de 30 perguntas específicas sobre o questionário e sua votação (arts. 482 a 491 do Código de Processo Penal)
- Modelos práticos de quesitos
- De acordo com a Lei n. 15.134/2025
Capítulo I
Da Quesitação e sua Votação
1 Conceito
2 Previsão Legal
3 Sistema Adotado pelo Júri Brasileiro
4 Fonte Dos Quesitos
4.1 Limites da acusação pela pronúncia
5 Redação dos Quesitos
5.1 Simplicidade das proposições e vícios de complexidade
5.2 Individualização e compreensão dos jurados
6 Ordem de Formulação
6.1 Materialidade do fato
6.2 Autoria do fato
7 Quesito Absolutório Genérico
7.1 Negativa de autoria como única tese defensiva
7.2 Tese de inimputabilidade
7.3 Excesso doloso ou culposo na legítima defesa
7.4 Desclassificação subsidiária à tese absolutória
8 Desclassificação e Questões Controvertidas
8.1 Elemento subjetivo do agente
8.2 Tentativa
8.3 Falso testemunho
9 Quesitação do Apenamento e Questões Controvertidas
9.1 Agravantes e atenuantes
9.2 Majorantes e minorantes da pena
9.3 Qualificadoras
9.4 Circunstâncias judiciais
9.5 Homicídio privilegiado e qualificadoras subjetivas