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Defesas Técnicas em Dívidas Bancárias - 6ª edição
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Defesas Técnicas em Dívidas Bancárias - 6ª edição

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Autor: Luiz Eduardo Da Silva

Edição: 6ª

Ano: 2026

Paginação: 275

Acabamento: Brochura

Formato: 16 x 23

Atura: 2,5

ISBN: 9786583408143

Peso: 440 gr.


Em sua 6ª edição, revista e atualiza, a obra em tela é dividida em duas partes, a primeira parte, procuramos encontrar, nessa legal definição dois conceitos básicos; a relação de consumo e o destinatário final. Evidentemente sempre questionam nossos direitos, afinal, Nós Consumidores, temos uma série de direitos que se reconhecem não só nas normas jurídicas, senão também no costume perante determinadas atividades, mas também de maneira muito clara temos a obrigação como consumidores de produtos e prestadores de serviços.

Já na segunda parte, é pertinente ao sistema creditício bancário que ocupa em tempos atuais ponto de destaque no sistema econômico, pois sua função não é apenas atender as necessidades de crédito das pessoas, mas também dar segurança e fomentar o próprio desenvolvimento da nação, trazendo modelo de sustentação para a economia. Daí o interesse público que cerca a matéria diante de tal relação, tornando claro que a matéria é de interesse geral diante do aspecto empresarial do crédito financeiro é que trataremos no presente trabalho e nesse limite a incidência do Código de Defesa do Consumidor e da Constituição que sedimentou o desenvolvimento da própria atividade de equilíbrio nessa relação empresarial dentro do aspecto bancário.

Hoje em dia, está cada vez mais comum problemas relativo aos financiamentos bancários, cartões de crédito, cheque especial, leasing, financiamento de máquinas, equipamentos e principalmente de veículos deixando os clientes nos casos de superendividamento.

Sem dúvida, este livro irá corresponder às expectativas por seu conteúdo insólito, é essencial para os operadores do direito que buscam uma visão abrangente da matéria, servindo como fonte para dinamizar o processo do conhecimento avançado a família forense.

 

Inclui:

Ação monitória, de cobrança, prestação de contas e agiotagem

Anulação de protesto

Arrendamento mercantil (Leasing)

Ativos virtuais

Cartão de crédito e débito

Cláusulas abusivas

Compliance bancário

Danos morais e materiais

Embargos à execução, de terceiro, declaratórios e do devedor

Inclusão indevida no cadastro de inadimplentes

Modelos de petições on-line

Portabilidade da dívida do cartão de crédito

Renegociação ou negociação de dívidas

Revisional de contratos bancários

Revisional de financiamento de veículos

Superendividamento


Capítulo 1

DEFESAS DO CONSUMIDOR

1. Afinal, quem somos nós os consumidores   

1.1. Um pouco de história

1.2. Portanto “nós consumidores” temos os mesmos direitos?

1.3. O que podemos fazer?

1.4. Quais direitos temos como consumidor?

1.5. O que há de nos proteger?

1.6. Proteger nossa saúde e nossa segurança

1.7. Coletivos especiais: Direitos especiais?

1.8. Direito a uma informação correta

1.9. Como escolher corretamente

1.10. Atravésde que meio nos informamos

2. Publicidade

2.1. A publicidade e os consumidores

2.2. Que devemos esperar, nós consumidores da publicidade?

2.3. A polemica da publicidade

2.4. Regulamento da publicidade

2.5. Pode-se intervir ou controlar legalmente a publicidade

2.6. Como devemos interpretar a informação que aparece nos catálogos publicitários?

2.7. A publicidade e o meio televisivo

2.7.1. Podemos reclamar?

2.8. Etiquetas dos produtos

2.9. Panfletos

2.10. Direitos a informações

2.11. Proteção dos nossos interesses econômicos e sociais

2.12. Criação das associações dos consumidores

2.13. Proteção em situações de defesa ou inferioridade

2.14. As juntas de arbitragem

2.14.1. O que é junta arbitral?

3. O que vem a ser uma associação de consumidores

4. Instituições para os consumidores

4.1. Quem é encarregado de estabelecer as normas e ensinar as políticas de consumo?

4.2. PROCON

4.3. Meios que possam nos informar

4.4. Os consumidores brasileiros

4.5. Viagens de turismo

4.5.1. Reclamações

4.5.2. Mais informação

5. Responsabilidade do consumidor pelo fato do produto

5.1. Dos responsáveis pelo dever indenizatório

5.2. Fornecedor real

5.3. O fabricante

5.4. O produtor

5.5. O construtor

5.6. Fornecedor aparente

5.7. Fornecedor presumido

5.8. O comerciante

5.9. Defeitos de produtos (Tipologia)

5.10. Defeitos por falha de criação

5.11. Defeitos por falha de produção

5.12. Defeitos por falha de informação

5.13. Defeitos por falta de segurança

5.14. Risco de desenvolvimento

5.15. Diferenças entre vício e defeito de produto

6. Responsabilidade do fornecedor

6.1. Do fato do serviço

6.2. Do defeito do serviço e sua tipologia

6.3. Dos responsáveis pelo dever indenizatório

6.4. Profissionais liberais

6.5. Serviços públicos

7. A defesa em juízo

7.1. Competência do juízo

7.2. Considerado foro privilegiado o domicílio do consumidor

7.3. Competência nas ações coletivas

8. Decadência

9. Prescrição

9.1. Prescrição nas relações securitárias

10. Solidariedade

10.1. Solidariedade na cadeia de produção/distribuição

10.2. Solidariedade condicionada do comerciante pelo fato de produto

10.3. Responsabilidade solidária do fornecedor por seus prepostos

11. Teoria da aparência

11.1. Chamamento da seguradora ao processo

12. Lei do Superendividamento (Lei 14.181/2021)

12.1. Comentários

12.1.1. Introdução

12.1.2. Quando ocorre o superendividamento?

12.1.3. O endividado e o superendividamento?

12.1.4. Princípio do crédito responsável e o superendividamento

12.1.5. Boa-fé do devedor e princípio do crédito responsável

12.1.6. Consumidor de produtos de luxo e o princípio do crédito responsável

12.1.7. A tutela do patrimônio mínimo e o princípio do crédito responsável

12.1.8. Como posso me enquadrar nesta lei?

12.2. Alterações nos princípios, instrumentos, direitos e cláusulas abusivas do Código de Defesa do Consumidor

12.2.1. Política Pública e o superendividamento (art. 4º, IX e X, art. 5º, VI e VII, do CDC)

12.2.2. Inserção de três novos princípios no CDC

12.2.3. Inserção de dois novos instrumentos da Política Nacional das relações de consumo

12.2.4. Aspectos de Direito Administrativo e reflexos nas relações privadas

12.2.5. Crédito responsável como diretriz de Política Pública e uma sugestão aos Procons

12.2.6. Inserção de três novos direitos básicos do consumidor

12.2.7. Inserção de duas novas cláusulas abusivas

12.2.8. Superendividamento e mínimo existencial (art. 6º, XI e XII, e art. 54-A do CDC)

12.2.9. Transparência e práticas abusivas na oferta de crédito (art. 6º, XIII, art. 54-B, art. 54-C, I a IV e parágrafo único, art. 54-D, art. 54-G do CDC)

12.2.10. Coligação contratual entre o financiamento e o fornecimento do produto ou do serviço (art. 54-F do CDC)

12.3. Prevenção e tratamento do superendividamento

12.3.1. O que é superendividamento?

12.3.2. Situações nas quais não se aplicam as regras de proteção do superendividamento (§ 3º do art. 54-A)

12.3.3. Produtos e serviços de luxo de alto valor

12.3.4. Informações adicionais que devem ser prestadas no fornecimento de crédito e na venda a prazo

12.3.5. Novas proibições na oferta de crédito ao consumidor (art. 54-C)

12.3.6. Novos deveres prévios do fornecedor voltados à contratação consciente de crédito (art. 54-D)

12.3.7. O que acontece caso o fornecedor descumpra seus deveres de informação (art. 54-D, parágrafo único)

12.3.8. Hipóteses em que o contrato de fornecimento de produto ou serviço será considerado conexo, coligado ou interdependente em relação ao contrato de crédito (art. 54-F)

12.3.9. Práticas abusivas para fornecedor de produto ou serviço que envolva crédito

12.3.10. Informações adicionais no caso de contratos de adesão

12.3.11. Objeto do dispositivo, terminologia e alcance

12.3.12. Abusividade de cláusula que dificulta o acesso ao Judiciário pelo consumidor ou que imponha desistência de ação judicial como com dição de oferta de crédito (art. 51, XVII, e art. 54-C, V, do CDC)

12.3.13. Cláusulas abusivas no caso de inadimplemento pelo consumidor (art. 51, XVIII, do CDC)

12.3.14. Cláusula de suspensão de fruição de direitos após a purgação da mora

12.3.15. Aplicação do Código de Defesa do Consumidor diante de leis internacionais (art. 51, XIX, do CDC) e as razões do veto

12.4. Conciliação no superendividamento (arts. 104-A, 104-B e 104-C do CDC)

12.4.1. Processo de repactuação de dívidas

12.4.2. Dívidas que não podem ser objeto do processo de repactuação

12.4.3. Não comparecimento do credor

12.4.4. Sentença judicial que homologar o plano terá eficácia de título executivo

12.4.5. Conteúdo do plano de pagamento

12.4.6. Não havendo êxito na conciliação (art. 104-B)

12.4.7. Prazo para credores se manifestarem contrariamente ao plano

12.4.8. Administrador

12.4.9. Garantia mínima aos credores no plano

12.4.10. Conciliação administrativa

12.5. Idoso e superendividamento (art. 96, § 3º, do Estatuto do Idoso)

12.6. Vigência e retroatividade (arts. 3º da Lei 14.181/2021)

12.7. Da conciliação no superendividamento

12.8. Súmulas aplicáveis à legislação consumerista

12.9. Vigência e retroatividade (arts. 3º da Lei 14.181/21)

13. Impactos pela Covid-19

13.1. A imprevibilidade da Covid-19

13.2. Surgimento da onerosidade e revisão contratual

13.3. Dos princípios do Código Civil

13.4. Da onerosidade excessiva (Resolução e/ou revisão – modificação equitativa)

13.5. Conclusão

14. Cartão de crédito e débito

14.1. Relações consumeristas e cartões

14.2. Não se pode exigir um valor mínimo para o pagamento com cartão

14.3. O consumidor não é obrigado a contratar o seguro contra perda ou roubo do cartão de crédito ou débito

14.4. Reembolso dos valores pagos a maior

14.5. Você pode comprar qualquer produto no cartão de crédito

14.6. Compras com valor mínimo no cartão

14.7. Portabilidade da dívida do cartão de crédito

14.7.1. O que muda

14.7.2. Transparência na fatura

14.7.3. Como fazer a portabilidade

15. Generalidades

15.1. Cobranças indevidas

15.2. Desistência de cursos

 

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