Skip to Store Area:

Código de trânsito brasileiro - Comentários aos crimes

Duplo clique na imagem para vê-la ampliada

Reduzir
Aumentar

Mais visualizações

Código de trânsito brasileiro - Comentários aos crimes

Seja o primeiro a avaliar este produto

Disponibilidade: Em estoque.

R$ 32,00

Descrição rápida

Somente aquele que já se empenhou verdadeiramente à pesquisa e à complexa tarefa de escrever conhece o esforço e a dedicação que a criação de um livro exige.


Somente aquele que já se empenhou verdadeiramente à pesquisa e à complexa tarefa de escrever conhece o esforço e a dedicação que a criação de um livro exige.
Como a criação de filhos, a produção de um livro exige tempo, responsabilidade, respeito, dedicação, muita doação e profundo amor.
Não é coisa que se faça assim, a qualquer instante e por um só rompante, exige-se preparo, vigor intelectual e profundo empenho.
Impossível, pois, disfarçar o orgulho e a honra que me tomam no momento em que sou chamado pelo admirado Mestre para a apresentação de sua mais nova obra.
No exercício do honroso privilégio de primeiro leitor, pude conhecer a obra antes de todos os demais, tendo observado que o trabalho se fez construir com a mesma admirável qualidade das pesquisas anteriores do autor.
Homem de capacidade intelectual indiscutível e de uma fibra moral invejável, Professor Altamiro possui elevado pensamento crítico e distinto senso de justiça, fazendo por merecer a admiração de seus muitos alunos, de advogados, juizes, promotores e de todos aqueles que, através da leitura de seus escritos ou de qualquer outra forma tem a sorte de se ver em algum momento diante da lucidez de suas idéias.
Culto, experiente e profundamente atento à realidade do mundo e de nossa sociedade, o autor conhece bem a realidade de nosso dias, tempos difíceis de extremado avanço da criminalidade e da violência, no mais das vezes em meio a doses imoderadas de álcool e outras drogas.
Se a criminalidade e as irresponsabilidades avançam, método primeiro a que insistentemente recorremos para combatê-las é a criminalização de condutas, cunhando múltiplos tipos penais delitivos aos quais entregamos a tarefa de pacificar a sociedade e nossas vidas.
Neste contexto, índices e estatísticas oficiais e extraoficiais revelam que a violência no trânsito está entre as principais causas de mortes no mundo, produzindo incontáveis prejuízos e subtraindo a paz de nossa existência.
De fato, basta simplesmente trafegar pelas ruas de nossas cidades para que se perceba, sem qualquer dificuldade, e existência de preocupante abuso e desrespeito seja por parte de condutores de veículos ou mesmo de pedestres, culminando, não raras vezes, com acidentes dos mais simples até os mais graves com a ocorrência de milhares de óbitos, mutilações e traumas de complexa recuperação.
Some-se a isso o tato de que os diversos acidentados fazem superlotar os hospitais, sobrecarregando os já insuficientes sistemas de saúde e previdência, sempre à beira de um iminente colapso.
O combate à violência no trânsito, questão muito mais cultural do que criminal, revela-se, pois, como prioridade a que o Estado Brasileiro, por não saber ensinar, busca solucionar com a repressão e o recrudescimento da lei penal.
Eis o campo sobre o qual o autor debruça seus esforços e talento, trazendo-nos visão atenta sobre os crimes tipificados no Código de Trânsito Brasileiro.
Observando o capítulo dos crimes de trânsito inserido na Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997, o autor nos oferece a sua visão de especialista, advogado e professor, sempre permeada pelas observações que somente aqueles que há muitos anos se dedicam aos estudo do Direito Penal e do Ordenamento Jurídico Brasileiro poderiam oferecer.
O texto considera as já quase três dezenas de mudanças que a lei sofreu desde o momento em que entrou em vigor e colaciona jurisprudência atualizada sobre os principais e mais controversos pontos da lei, trazendo a posição atualizada dos Tribunais, facilitando em muito a compreensão sobre o tema.
Mais do que simplesmente examinar a legislação em seus termos mais superficiais, o estudioso trata dos muitos temas que gravitam em seu redor oferecendo ao leitor uma visão realista, perspicaz e objetiva, somente alcançável por aqueles que possuem elevado conhecimento sobre os temas penais, políticos, históricos e sociais, aliados a uma longa e bem sucedida vivência prática.
Parabéns ao grande Mestre pela iniciativa e pelo destemor e paixão com que trata do tema proposto.
Obrigado pela hora de primeiro leitor e, sobretudo, pela generosa amizade, pelos ensinamentos com que me presenteia em repetidas oportunidades, pela sinceridade, carinho e respeito com que trata seus muitos leitores.
Não tenho dúvidas de que o livro será recebido com entusiasmo por profissionais e estudantes, firmando-se como ponto de partida para muitos que ainda não haviam, assim como o Mestre, descoberto este outro lado das coisas.
Edição
Autor Altamiro de Araujo Lima Filho
Acabamento Brochura
ISBN 978-85-88576-089-5
Ano de Publicação 2017
Formato 14x21
Páginas 132
Adicionar suas tags:
Adicionar tags
Use espaços para separar tags. Use aspas simples (') para frases.